Adoro salsa...assim como, grande parte das ervas aromáticas...adoro saber mais um bocadinho sobre o que cada uma delas nos pode oferecer além dos aromas... Nós já temos uma lista de espécies na Cavaleira que passam a dezena, vamos querer ter muitas mais e em mais quantidade! Principalmente eu que sou fã!!!!
Hoje decidi partilhar mais informação sobre a Salsa que encontrei num site (http://www.ervasaromaticas.net/ )
Salsa
Petroselinum crispum
Provavelmente a única erva considerada indispensável pela maioria dos cozinheiros ocidentais, a salsa é uma erva bianual, versátil e robusta, originária da região do Mediterrâneo Oriental. Hoje é cultivada em quase todo o mundo onde o clima é temperado. A salsa-de-hamburgo, que é valorizada pela sua raiz e não pelas suas folhas, foi cultivada pela primeira vez Alemanha no século XVI.
Utilizações culinárias
A salsa é apreciada pelo seu sabor puro e fresco e é rica em ferro e vitaminas A e C. Utiliza-se em muitas partes do mundo para molhos, saladas, recheios e omeletas. Nas culturas anglo-saxónicas a sua utilização como condimento (excepto para o molho de salsa) em vez de simples guarnição é bastante recente. Adicione salsa picada no final do tempo de cozedura para conferir um sabor refrescante aos alimentos. Raminhos fritos da salsa-frisada de cor verde-escura constituem uma excelente guarnição para o peixe frito. A salsa-de-hamburgo é utilizada em sopas e guisados, mas também pode ser escaldada e torrada ou então cozinhada de outras formas enquanto legume de raiz. É excelente com puré de batata.
Essencial numa série de misturas aromáticas tradicionais: ramos cheiros franceses, ervas finas e salsada; gremolata italiana e salsa; e tabbouleh.
Vai bem com ovos, peixe, limão, lentilhas, arroz, tomate e a maioria dos legumes.
Combina bem com manjericão, louro, alcaparras, cerefólio, malaguetas, cebolinho, alho, erva-cidreira, manjerona e orégãos, hortelã, pimenta, alecrim, azedas, sumagre e estragão.
Salsa frisada
Excelente para guarnições, a salsa-frisada também confere um sabor leve e herbáceo e dá uma atractiva cor verde à maionese e a outros molhos.
Salsa de folha lisa
Também denominada salsa continental ou salsa italiana, a salsa de folha lisa é a melhor para cozinhar e é a mais usada em toda a Europa e Médio Oriente.
Salsa de hamburgo
Cultivada essencialmente na Europa Central e Setentrional, a salsa de hamburgo não é mais difícil de plantar do que a salsa de folha. A raiz é muito parecida com uma pequena pastinaca ou, quando é ocasionalmente redonda, com um aipo-rábano. O seu sabor situa-se entre o da salsa e do aipo-rábano, combinado com um leve travo a nozes. As folhas possuem um sabor e uma textura ásperos.
Notas de Sabor
A salsa possui um aroma ligeiramente picante, com um toque de anis e limão; o seu sabor é forte, herbáceo e apresenta uma ligeira nota apimentada. A salsa de folha lisa possui um sabor mais persistente e requintado do que a salsa frisada e uma textura mais fina. Ambas realçam os sabores de outros condimentos.
Partes Utilizadas
As folhas frescas são as mais usadas, mas os caules são óptimos para dar sabor aos caldos; a salsa de hamburgo cultiva-se devido ás suas raízes.
Comprar e Guardar
Compre salsa fresca em molhos grandes; guarde-a no frigorífico embrulhada em plástico. Deite fora os raminhos que tenham um aspecto viscoso e a salsa deverá conservar-se durante 4-5 dias. A salsa pode ser picada e congelada em pequenos recipientes ou em tabuleiros de cubos de gelo com um pouco de água. Não compre salsa seca.
Plante Você Mesmo
As sementes de salsa demoram algumas semanas a germinar, mas deixá-las de molho em água quente de um dia para o outro vai ajudar a acelerar o processo. Plante no solo e corte as mudas quando estas estiverem suficientemente grandes. Cultive sementes todos os anos, para que quando um grupo de plantas atingir o seu segundo ano de sementeira, uma nova colheita esteja pronta a ser utilizada. Apanhe a salsa a partir do final da primavera.
Muito bem Luísa, salsa para todos!
ResponderExcluirTenho duas qualidades de salsa mas essa frisada não tenho.Tens sementes que possas dispensar?
Cumps
Eu não tenho Rui, mas sem certezas, a minha tia penso que tem...se arranjar para mim, também lhe arranjo para si!
ResponderExcluirFrancamente este post foi totalmente copia-do do site ervasaromaticas.net
ResponderExcluirCaro Anônimo, como referi na introdução deste Post "Hoje decidi partilhar mais informação sobre a Salsa que encontrei num site..." se clicar em site é direcionado para o ervasaromaticas.net...mas como reparei que não se deu conta, vou colocar isso de uma forma mais explicita!
ResponderExcluirOk nao tinha reparado nisso
ResponderExcluirAinda tenho lá em casa o pacote de salsa que me ofereceste nos meus anos. As cabras do meu vizinho iam achar um regalo a um petisco desses.. tenho de fazer uma pequena área vedada para a plantar.
ResponderExcluirA sériooooooo João!!! A salsa é MINHA e foi nos MEUS anos!!!!!
ResponderExcluirE nem penses que vais semeá-la, é a minha oportunidade, tu tiveste a tua com as buganvilias!
E não venhas com a história de que o que é meu é teu, 'tá?!
AHAHAHAHHAHAHAHAHA!
P.s. Nos teus anos os teus amigos ofereceram-te o livro da Horta! ;)
ò João e Tó...eu também fiquei um bocado á nora quando o João se referiu á salsa como sendo dele...pois o usuário " quinta das Mogas" associo ao João...e fiquei a pensar se andava a tratar a Tó pelo nome errado...ups!!! afinal que anda confuso é o agricultor João!
ResponderExcluir