segunda-feira, 5 de março de 2012

" UI CA BOM!"

Acho piada ao nome que se dão ás coisas, ás pessoas...existe uma necessidade de seriar pessoas por estantes... aqui estão os músicos, aqui estão os atletas, aqui os gourmet... aqui os foodie..era a estes últimos que eu queria chegar.

Adorei as várias descrições e definições que fui encontrando por ai, fiz uma espécie de resumo e achei importante colocar no blogue, porque assim como eu, há muita gente com difuldade em se descrever quando lhe falam de gastronomia...eu sentia-me sempre perdida, porque por um lado adoro o tema por outro não me prendo "ao último grito"...Não gosto da mania de chamar gourmet a tudo, não me diz o lema " Se é caro é bom"... e o que gosto no fim de tudo, é estar á volta dos tachos e depois sentar-me á mesa com outros que gostam do mesmo e dar um grande suspiro " UI CA BOM!"

"Foodie é um termo informal Inglês para um determinado tipo de classe que gosta de comer e beber. A palavra foi criada em 1984 por Paul Levy, Ann Barr e Sloan Mat para seu livro, The Official Handbook Foodie (O manual oficial para foodies)."

A diferença entre um foodie e um gourmet é que o primeiro não é consumidor apenas de produtos de alta linha, vinhos e restaurantes caros. Pelo contrário, anda sempre á procura de sitios desconhecidos para o grande público. Não lhe interessa somente o melhor da gastronomia, tem interesse por tudo o que implica comer, cozinhar e receber gente em casa.

  • O foodie está disposto a gastar um pouco mais por uma boa experiência degustativa.
  • O foodie não morre, se não poder comer nas mesas dos grandes chef's. Sabe que algum dia irá.
  • Frequenta Tascas
  • Prepara assados especias, ao preparar assados em sua casa é fã de temperos diferentes
  • Gosta de sair para comer quando os lugares estão mais vazios sabendo que há a segurança de ter um jantar tranquilo, além da possibilidade de conhecer o cozinheiro.
  • Aos fins de semana, com mais tempo disponível, dedicam-se a fazer compras de manhã, cozinhar à tarde e receber os amigos à noite.
  • O Foodie é criativo: Sobrou-lhe um pouco de assado do domingo? Corta-o em cubinhos e prepara um delicioso prato. Sempre tem à mão uma cebola, um queijo tipo Filadélfia e uma lata de tomates para conceber um delicioso jantar.
  • Conhece os mercados “de rua”sabe, há muito tempo, aonde se conseguem peixes, carnes, legumes com ótima qualidade e preços acessíveis.
  • Ama as Delicatessen, Molho Tabasco ou de Pimenta, leite de coco, mostarda Dijon... as delicatessen são uma perdição para o foodie: sabe que muitas vezes um pequeno toque destes temperos dão “o” sabor aos pratos.
  • Não compra vinhos caros, o bom vinho é aquele que lhe sabe bem ao palato, seja ele de 5 ou de 50Euros.
  • Estuda sobre culinária, vê programas sobre cozinha, gosta de comprar comida, de produtos sazonais e regionais.
  • Paixão por malaguetas, pimentos, tomates e courgete, limões, tomilhos ...
...Não sei se é correto fazer estas distinções, mas que nos torna a vida mais fácil lá isso torna... por isto e por mais qualquer coisa, sim eu sou uma Foodie...ehehehe!!!!

2 comentários:

  1. Ai! Atão eu tamem sou!!
    Adoro fazer as coisas assim, posso divergir em condimentos mas a minha maneira de fazer as coisas é igual...
    Gostei muito e tenho dito, beijinho

    ResponderExcluir
  2. :)... a sensação que fiquei quando li sobre o assunto, foi precisamente como a Eugénia referiu..."Atão eu tamem sou"...è quase como ler o nosso signo..."opá é mesmo isto que eu costumo fazer..."

    :)

    ResponderExcluir